|  Treinamento 
                        básico em MRPII / ERP | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: 
                              Gest?o de estoques. C?lculo 
                              de necessidades (MRP). Exerc?cio. Informa??es necess?rias 
                              e parametriza??o; Planejamento de recursos de manufatura 
                              (MRP II / ERP) e seus principais m?dulos. Implanta??o 
                              de sistemas MRP II / ERP Público Alvo: 
                              Comit? diretivo e equipes 
                              de projetos de implanta??o de MRP II / ERP; consultores 
                              em manufatura.
 Duração: 
                              1 dia
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                      |  | 
                     
                      |  Treinamento 
                        avançado em MRPII / ERP | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Gest?o 
                              de estoques. C?lculo de necessidades (MRP). Exerc?cio. 
                              Informa??es necess?rias e parametriza??o. Planejamento 
                              de recursos de manufatura (MRP II / ERP) e seus 
                              m?dulos. MPS - planejamento mestre da produ??o. 
                              Workshop dirigido. Implanta??o de sistemas MRP II 
                              / ERP. Público Alvo: 
                              Comit? 
                              diretivo e equipes de projetos de implanta??o de 
                              MRP II / ERP; consultores em manufatura.
 Duração: 
                              2 dias
 |  | 
                     
                      |  | 
                     
                      |  Treinamento 
                        de apoio ? implanta??o de MRP II / ERP | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Introdu??o 
                              ao processo de implanta??o. Workshop dirigido. Pressupostos 
                              para uma implanta??o de sucesso. Treinamento e educa??o 
                              para implanta??o. As principais armadilhas do processo. 
                              Estudo de caso. Público Alvo: 
                              Comit? 
                              diretivo e equipe de projetos de implanta??o de 
                              MRP II / ERP.
 Duração: 
                              1 dia
 |  | 
                     
                      |  | 
                     
                      |  Semin?rio 
                        de apoio ? escolha de software MRP II / ERP | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Gest?o 
                              de estoques. C?lculo de necessidades de materiais 
                              - MRP. Exerc?cio. Informa??es necess?rias e parametriza??o. 
                              Planejamento dos recursos de manufatura - MRP II 
                              / ERP e seus principais m?dulos. Implanta??o de 
                              sistemas MRP II / ERP. Público Alvo: 
                              Comit? 
                              diretivo e equipe de projetos de implanta??o de 
                              MRP II / ERP; consultores em manufatura.
 Duração: 
                              1 dia
 |  | 
                     
                      |  | 
                     
                      |  Semin?rio 
                        de MRP II / ERP para alta dire??o | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: O 
                              papel estrat?gico dos sistemas de administra??o 
                              da produ??o; o que esperar deles. Sistema Integrado 
                              de Administra??o dos Recursos da manufatura - MRP 
                              II / ERP e seus principais m?dulos: S&OP, MPS, 
                              MRP, CRP e SFC. Vantagens e limita??es do MRP II 
                              / ERP. A import?ncia do processo de implanta??o. 
                              Workshop dirigido. Público Alvo: 
                              Diretoria 
                              e alta dire??o em geral.
 Duração: 
                              4 horas
 |  | 
                     
                      |  | 
                     
                      |  Sistema 
                        de administra??o da produ??o discreta | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: O 
                              que a organiza??o necessita / pode obter de seus 
                              sistemas de administra??o da produ??o. An?lise do 
                              impacto desses sistemas nos crit?rios competitivos 
                              da manufatura. Sistema MRP II / ERP. Vantagens e 
                              desvantagens do MRP II. Exerc?cio de aplica??o - 
                              estudo de caso. Sistema JIT (just-in-time) - filosofia. 
                              Projeto para JIT. Fornecimento JIT. Interface com 
                              TQC (total quality control). T?cnica kanban. Vantagens 
                              e desvantagens do JIT. Sistemas de programa??o finita 
                              da produ??o. Regras de sequencia??o e simula??o. 
                              Sistema OPT (Optimized Production Technology). Vantagens 
                              e desvantagens de sistemas de programa??o finita 
                              de produ??o e OPT. An?lise da adequa??o dos sistemas 
                              para uma determinada unidade de produ??o. Implanta??o 
                              de sistemas de administra??o da produ??o. Exerc?cio. Público Alvo: 
                              Consultores 
                              em administra??o da produ??o; assessoria t?cnica 
                              em administra??o da produ??o; alta e m?dia ger?ncia 
                              da produ??o.
 Duração: 
                              1, 
                              2 ou 3 dias
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                      |  | 
                     
                      |  An?lise 
                        de foco estrat?gico em manufatura | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: O 
                              papel da manufatura para garantir vantagem competitiva. 
                              An?lise dos objetivos estrat?gicos da manufatura: 
                              qualidade, velocidade, pontualidade, flexibilidade 
                              e custos. Estabelecimento dos crit?rios ganhadores 
                              de pedidos e qualificadores. Utilizando bem as inter-rela??es 
                              positivas e negativas entre os crit?rios competitivos. 
                              Segmentando a opera??o para manter o foco nas opera??es: 
                              segmenta??o de marketing versus segmenta??o de manufatura; 
                              An?lise se uma unidade produtiva est? focalizada 
                              e como utilizar bem o conceito de "f?bricas 
                              dentro da f?brica". Estudo de caso de aplica??o. Público Alvo: 
                              Dire??o; 
                              alta e m?dia ger?ncia n?o necessariamente de manufatura; 
                              assessorias t?cnicas; consultores em manufatura.
 Duração: 
                               
                              2 dias
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                      |  | 
                     
                      |  Diagn?stico 
                        de manufatura para realinhamento estrat?gico | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Import?ncia 
                              estrat?gica da manufatura para a organiza??o. An?lise 
                              dos objetivos estrat?gicos da manufatura: qualidade, 
                              velocidade, pontualidade, flexibilidade e custos. 
                              Avalia??o de foco nas opera??es. An?lise do alinhamento 
                              das estrat?gias de manufatura com as estrat?gias 
                              de marketing. Benchmarking para an?lise estrat?gica 
                              de manufatura. Público Alvo: 
                              Dire??o; 
                              alta e m?dia ger?ncia; consultores em manufatura.
 Duração: 
                               
                              2 dias
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                      |  | 
                     
                      |  Formula??o 
                        e reformula??o de estrat?gias de manufatura | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Import?ncia 
                              estrat?gica da manufatura para a organiza??o. An?lise 
                              dos objetivos estrat?gicos da manufatura. Crit?rios 
                              ganhadores de pedidos e qualificadores. Alinhando 
                              as estrat?gias de manufatura com as estrat?gias 
                              de mercadol?gicas. Formulando a estrat?gia de manufatura. 
                              Estudo de caso. Público Alvo: 
                              Dire??o; 
                              alta e m?dia ger?ncia; assessoria t?cnica; consultores 
                              em manufatura.
 Duração: 
                               
                              2 dias
 |  | 
                     
                      |  | 
                     
                      |  Flexibilidade 
                        de sistemas de manufatura (avan?ado) | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Flexibilidade 
                              de manufatura e controle de mudan?as. Necessidades 
                              de flexibilidade de um determinado sistema de manufatura. 
                              Avalia??o dos n?veis correntes de flexibilidade. 
                              Definindo prioridades de a??o para melhoria de n?veis 
                              de flexibilidade. Defini??o, desenho, e escolha 
                              de sistemas flex?veis de manufatura. Público Alvo: 
                              Alta 
                              e m?dia ger?ncia de manufatura; assessorias t?cnicas 
                              em manufatura; consultores em manufatura.
 Duração: 
                               
                              1 ou 2 dias, conforme necessidade do contratante
 |  | 
                     
                      |  | 
                     
                      |  Administra??o 
                        de produ??o e opera??es | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Conforme 
                              necessidade do cliente. Público Alvo: 
                              Conforme 
                              necessidade do cliente.
 Duração: 
                               
                              Conforme cliente
 |  | 
                     
                      |  | 
                     
                      |  Gest?o 
                        de redes de suprimentos (Supply Chain Management) | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Estrat?gias 
                              para redes de suprimentos. Rede interna - clientes 
                              e fornecedores internos. Rede imediata - as rela??es 
                              com clientes e fornecedores externos. Rede global: 
                              arquitetura e formas de gest?o. "ERPs" 
                              e sua gest?o. Casos brasileiros. Redes de suprimentos 
                              internacionais e "global sourcing". Estudo 
                              de caso. Público Alvo: 
                              Profissionais 
                              de ?reas afins ? log?stica: suprimentos, planejamento 
                              e controle da produ??o e distribui??o; consultores 
                              em log?stica e redes de suprimentos; alta e m?dia 
                              ger?ncia de manufatura e servi?os.
 Duração: 
                               
                              1 dia
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                      |  | 
                     
                      |  Projeto 
                        e gest?o de opera??es de servi?os | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Segmenta??o 
                              do mercado com foco no servi?o certo aos clientes 
                              certos. Projeto do servi?o e do sistema de presta??o 
                              mantendo o foco no cliente e garantindo desempenho 
                              naquilo que o cliente valoriza. As vari?veis do 
                              processo de presta??o do servi?o. Como gerenciar 
                              a capacidade e a demanda em opera??es de servi?os. 
                              Administrando filas em servi?os. Gerenciando a qualidade 
                              em opera??es de servi?os. Público Alvo: 
                              Dire??o; 
                              alta e m?dia ger?ncia; consultores em gest?o de 
                              opera??es.
 Duração: 
                               
                              2 dias
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                      |  | 
                     
                      |  Qualidade 
                        em servi?os | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Caracter?sticas 
                              dos consumidores de servi?os. Como os clientes avaliam 
                              a qualidade de servi?o. Dimens?es da qualidade em 
                              servi?os. Influenciando as expectativas e a percep??o 
                              dos clientes sobre o servi?o. Ferramentas para garantir 
                              a qualidade (modelo das 5 falhas, Fluxo de Processo 
                              do Servi?o, dispositivos a prova de falhas). Como 
                              atender o cliente com qualidade. Estudo de caso. Público Alvo: 
                              Dire??o; 
                              alta e m?dia ger?ncia; supervis?o; consultores em 
                              gest?o de opera??es.
 Duração: 
                               
                              2 dias
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                      |  | 
                     
                      |  Diagn?stico 
                        de opera??es de servi?os para realinhamento estrat?gico | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Avalia??o 
                              do foco nas opera??es: segmenta??o de marketing 
                              versus segmenta??o de opera??es. An?lise dos objetivos 
                              estrat?gicos das opera??es de servi?os. Crit?rios 
                              ganhadores de clientes e classificadores. A matriz 
                              import?ncia-desempenho para definir prioridades 
                              de a??o de realinhamento estrat?gico. O ciclo de 
                              servi?o e o Fluxo de Processo de Servi?o para gerar 
                              planos de a??o. Estudo de caso. Público Alvo: 
                              Dire??o; 
                              alta e m?dia ger?ncia; consultores em gest?o de 
                              opera??es.
 Duração: 
                               
                              2 dias
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                      |  | 
                     
                      |  Previs?o 
                        de vendas | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: A 
                              import?ncia estrat?gica da previs?o de vendas. M?todos 
                              estat?stico para os diferentes horizontes temporais. 
                              Proje??es de tend?ncias hist?ricas. Modelos econom?tricos 
                              causais. Cen?rios macroecon?micos. Sistema de previs?o 
                              de vendas da empresa. A estrutura do sistema. Atualiza??o 
                              peri?dica e controle das previs?es. Exerc?cio. Público Alvo: 
                              M?dia 
                              ger?ncia das ?reas de vendas, planejamento, produ??o 
                              e marketing.
 Duração: 
                               
                              1 ou 2 dias, conforme necessidade do contratante
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                      |  | 
                     
                      |  Planejamento 
                        e gest?o de projetos | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: O 
                              projeto como um contínuo divisível 
                              em fases, módulos, atividades, tarefas, etc; 
                              O uso do WBS-work breakdown structure. A estimativa 
                              de recursos humanos, físicos, financeiros, 
                              e tempos de execução. O gráfico 
                              de GANTT e a rede PERT. O planejamento e a gestão 
                              financeira do projeto. Software para planejamento 
                              e gestão de projetos. Estruturação 
                              e gestão da equipe do projeto. Exercício. Público Alvo: 
                              Gerentes 
                              de projetos; média gerência; profissionais 
                              de empresas de serviços e manufatura interessados 
                              em gestão de projetos.
 Duração: 
                               
                              2 dias
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                      |  | 
                     
                      |  An?lise 
                        de viabilidade de empreendimentos | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Estudo 
                              de viabilidade: modelo de simula??o econ?mico-financeira. 
                              O fluxo de caixa projetado. Os par?metros considerados. 
                              Indicadores de rentabilidade e risco: Valor Presente 
                              L?quido, Taxa Interna de Retorno, Ponto de Equil?brio, 
                              Per?odo de Pay-back, etc. Fontes de financiamento, 
                              nacionais e internacionais: a montagem do "funding", 
                              o processo de obten??o de recursos. O custo crescente 
                              do capital na escolha de m?ltiplos investimentos. 
                              Estudo de caso. Público Alvo: 
                              Diretores, 
                              gerentes e assessorias das ?reas de planejamento 
                              e finan?as.
 Duração: 
                               
                              1 ou 2 dias, conforme necessidade do contratante
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                      |  | 
                     
                      |  Gestão 
                        de Custos | 
                     
                      | 
                           
                            | Conteúdo: Métodos 
                              de custeio; Custos para tomada de decisões 
                              gerenciais; Margem de contribuição; 
                              Decisão sobre compra ou produção; 
                              Relação custo / volume / lucro; Custeio 
                              baseado em atividades (ABC). Público Alvo: 
                              Alta 
                              e média gerencia.
 Duração: 
                               
                              2 dias
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