Metodologia de Treinamento com Aplicação Supervisionada (TAS)
Uma Proposta Metodológica de Trabalho Alternativa

Introdução
Programas tradicionais de treinamento (com seções meramente expositivas) não mais atendem às necessidades das instituições imersas nos ambientes dinâmicos atuais e do futuro.

As participações em seminários, cursos, entre outros, correm o risco de se tornarem interessantes seções de entretenimento, em que os participantes são expostos a diversos conceitos e técnicas que, uma vez encerrada a seção, caem no esquecimento pela falta de continuidade ou mesmo de aplicação. Os treinamentos deste tipo tendem a se tornar inócuos. A empresa capitaliza muito pouco das discussões e, em última análise, de seu investimento no treinamento.

Este tipo de problema é particularmente verdadeiro para treinamento em gestão. Por mais que se utilizem estudos de caso, estes invariavelmente representam a realidade de forma simplificada, sendo esta sempre um “quadro mais rico” e complexo, guardando surpresas àqueles que tentam a ela aplicar as técnicas estudadas em seções de treinamento.

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Uma Proposta Alternativa
A presente proposta representa uma alternativa à visão tradicional de treinamento em gestão. A partir de um conteúdo mínimo, sobre algum tema que se decida enfocar, desenham-se seções expositivas com discussões conceituais. Estas seções expositivas encadeiam-se logicamente como etapas consecutivas de um projeto completo (de diagnóstico, de melhorias ou redesenho de processo).

Uma vez apresentados e discutidos os conceitos de cada etapa, ao final de cada seção expositiva, grupos pré-formados de participantes são desafiados a aplicá-los à situação real pré-escolhida. Por um período que pode variar de uma a duas semanas, então, os participantes coletam dados, discutem, analisam e geram os produtos finais especificados no desafio. O instrutor fica disponível durante um dia da semana intercalada entre duas semanas expositivas, para discussões sobre o andamento dos projetos e orientação. Evidentemente, tem de haver o compromisso dos grupos participantes de se dedicarem aos projetos entre as seções expositivas.

Ao longo do programa, então, os participantes passarão por ciclos semanais ou quinzenais de:

  • exposição aos conceitos que representam etapas na execução de seus projetos;
  • discussão conceitual sobre a aplicação dos conceitos aos casos reais estudados;
  • coleta de informações, análise, discussões intra-grupo sobre a aplicação;
  • orientação pelos instrutores durante a semana sem seção expositiva;
  • geração de relatório contendo o produto intermediário correspondente à quinzena;
  • breve discussão inter-grupos no início da seção expositiva seguinte, sobre os produtos finais.

Com isso, a experiência dos participantes é enriquecida tanto pelo exercício de passar pelo processo de aplicação das técnicas, quanto pelas discussões com outros participantes que encaram desafios similares em situações (casos) diferentes.

Os projetos finais, resultantes do conjunto de ciclos semanais/quinzenais, seriam então apresentados formalmente à alta direção da Empresa contratante, para avaliação conjunta com aquela do instrutor. Os participantes saberiam desde o início que esta seção formal ocorreria ao final. Isto, acredita-se, pode ter um importante efeito motivador e de comprometimento com os objetivos do curso.

A figura 1 ilustra o processo:

 


Figura 1 - Esquema geral de estrutura de programa de treinamento proposta
 

O programa TAS consiste de um misto de treinamento e consultoria em que os participantes, além de receberem uma carga de conceitos sobre o tema abordado, são solicitados a aplicar os conceitos em seu ambiente de trabalho, sob a supervisão dos consultores, gerando dois tipos de resultado:

  • a sedimentação mais eficaz dos conceitos discutidos, através de sua aplicação prática;
  • próprio resultado prático que pode ser um embrião ou início da aplicação real dos conceitos.
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