Metodologia
de Treinamento com Aplicação Supervisionada (TAS)
Uma Proposta Metodológica de Trabalho
Alternativa
Introdução
Programas tradicionais de treinamento (com seções
meramente expositivas) não mais atendem às necessidades
das instituições imersas nos ambientes dinâmicos
atuais e do futuro.
As
participações em seminários, cursos,
entre outros, correm o risco de se tornarem interessantes
seções de entretenimento, em que os participantes
são expostos a diversos conceitos e técnicas
que, uma vez encerrada a seção, caem no esquecimento
pela falta de continuidade ou mesmo de aplicação.
Os treinamentos deste tipo tendem a se tornar inócuos.
A empresa capitaliza muito pouco das discussões e,
em última análise, de seu investimento no treinamento.
Este
tipo de problema é particularmente verdadeiro para
treinamento em gestão. Por mais que se utilizem estudos
de caso, estes invariavelmente representam a realidade de
forma simplificada, sendo esta sempre um quadro mais
rico e complexo, guardando surpresas àqueles
que tentam a ela aplicar as técnicas estudadas em seções
de treinamento. Rolex replica watches has gradually integrated the new movement into each brand series replica watches uk, completing the upgrade of the models, making them more excellent, more practical, and more responsive to the needs of the uk replica watches friends below. This year, it is the turn of the Rolex Sea-made DEEPSEA replica watches online, with an extraordinary waterproof quality, is also a good choice.
Uma
Proposta Alternativa
A presente proposta representa uma alternativa à visão
tradicional de treinamento em gestão. A partir de um
conteúdo mínimo, sobre algum tema que se decida
enfocar, desenham-se seções expositivas com
discussões conceituais. Estas seções
expositivas encadeiam-se logicamente como etapas consecutivas
de um projeto completo (de diagnóstico, de melhorias
ou redesenho de processo).
Uma
vez apresentados e discutidos os conceitos de cada etapa,
ao final de cada seção expositiva, grupos pré-formados
de participantes são desafiados a aplicá-los
à situação real pré-escolhida.
Por um período que pode variar de uma a duas semanas,
então, os participantes coletam dados, discutem, analisam
e geram os produtos finais especificados no desafio. O instrutor
fica disponível durante um dia da semana intercalada
entre duas semanas expositivas, para discussões sobre
o andamento dos projetos e orientação. Evidentemente,
tem de haver o compromisso dos grupos participantes de se
dedicarem aos projetos entre as seções expositivas.
Ao
longo do programa, então, os participantes passarão
por ciclos semanais ou quinzenais de:
-
exposição aos conceitos que representam etapas
na execução de seus projetos;
- discussão
conceitual sobre a aplicação dos conceitos
aos casos reais estudados;
- coleta
de informações, análise, discussões
intra-grupo sobre a aplicação;
- orientação
pelos instrutores durante a semana sem seção
expositiva;
- geração
de relatório contendo o produto intermediário
correspondente à quinzena;
- breve
discussão inter-grupos no início da seção
expositiva seguinte, sobre os produtos finais.
Com
isso, a experiência dos participantes é enriquecida
tanto pelo exercício de passar pelo processo de aplicação
das técnicas, quanto pelas discussões com outros
participantes que encaram desafios similares em situações
(casos) diferentes.
Os
projetos finais, resultantes do conjunto de ciclos semanais/quinzenais,
seriam então apresentados formalmente à alta
direção da Empresa contratante, para avaliação
conjunta com aquela do instrutor. Os participantes saberiam
desde o início que esta seção formal
ocorreria ao final. Isto, acredita-se, pode ter um importante
efeito motivador e de comprometimento com os objetivos do
curso.
A
figura 1 ilustra o processo:
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